1. //Tag script para receber código JS 2. Dia Internacional Contra a Violência aos Idosos!!! | ✿ઇઉ ♥Lidi e suas neuras!!!!!!!♥ ઇઉ ✿

It´s time to set my free!

Dia Internacional Contra a Violência aos Idosos!!!

15 de junho de 2009 | ✿Lidi Dimbarre Tullio ஜீ



Bom dia meus pupilinhos,
O post de hoje será a respeito de um assunto muito sério, que acontece com mais frequencia do que imaginamos. Hoje como é o Dia Internacional Contra a Violência ao Idoso é sobre isso que vou falar. Este dia nem deveria existir, não porque ele não é importante, mas sim porque não deveria existir este tipo de violência, na verdade não deveria existir nenhum tipo de violência, mas contra idosos que por muitas vezes nem tem como se defenderem pois encontram-se em estado praticamente vegetativo em cima de uma cama.Eu só queria entender o que se passa na cabeça de uma pessoa que age com tamanha crueldade? Pessoas que cometem este tipo de atrocidade deveriam ser levados a prisão perpétua, porque não há justificativa para um demente fazer uma barbaridade desta.
Eu graças a Deus ainda tenho meu avô materno, só restou ele ainda vivo, já está com 89 anos e começou agora a apresentar falta de lucidez em alguns momentos.
Ele esta vivendo como se estivesse no passado, nos conta história que aconteceram há muitos anos atrás como se estivessem acontecendo agora.
Mas também tem dias em que a lucidez dele espanta, ele lembra de detalhes que para muitos passariam despercebidos, e conta com uma riqueza de informação. Porém têm os dias em que ele viaja nas insânidades dele, cria personagens, fantasia histórias...
Estes dias atrás ele começou a dizer que era o São Jorge kkk, tudo bem, se isso faz bem a ele, o deixa feliz então porque negar.
Meu avô é uma figura, tem dias em que ele fala com tamanha lucidez dos assuntos que ele mais conhece, mas em outros ele já é uma celebridade, debocha de tudo e de todos, minha tia é o alvo principal das brincadeiras dele kkk, mas já tem dias em que ele fica em total silêncio, segundo ele foi Maria Santíssima que o mandou ficar em silêncio, e aii de quem tente puxar conversa com ele, recebe em troca uma cara super enferruscada, o semblante dele fica como se ele estivesse muito bravo rs.
Ele é um doce, super risonho, brincalhão, zombeteiro ao extremo, mas sabe o que é mais importante? É poder ainda desfrutar da companhia dele, poder ainda demonstrar o quanto ele é importante e precioso para nós.
Por isso eu não entendo como as pessoas têm coragem de maltratar pessoas assim como o meu avô, que não faz mal a ninguém, a única coisa que ele fez foi criar um mundinho particular pra ele, mas em que isso nos afeta? Em nada!!!
Se você começa a conversar com o meu avô como se estivesse naquele mundo que ele criou, precisa ver a felicidade que ele fica, parece uma criança quando ganha um presente.
Ele conta as experiências que segundo ele esta vivendo de forma tão emocionante, é uma delícia ficar ouvindo. Muitas vezes o que ele nos conta são relances de coisas que aconteceram há muitos anos atrás, mas que para ele está acontecendo agora.
Ele tem muitos livros da doutrina espírita, e se você perguntar sobre qualquer um, ele lhe conta o livro todo, tem livros em que ele sabe de cór e salteado, que se você estiver lendo um determinado trecho e se confundir ou pular qualquer palavra ele lhe corrige na hora rs é impressionante!
Mas me diz, como é que vamos maltratar uma preciosidade desta?
Eu fui presenteada com avós maravilhosos, minha avó materna já é falecida há 11 anos e ainda lembro dela, daquele sorriso lindo que ela tinha, e daqquele jeitinho todo meigo que ela sempre nos recebia em sua casa, até ano retrasado eu ainda tinha a minha avó paterna, ela também era uma fofura, faleceu com 86 anos, lúcida, a maior alegria dela era contar sobre como ela e meu avô (que já faleceu há 15 anos) se conheceram, ela contava das suas experiências, e de como ela sentia falta dele, que foi o seu único e grande amor.
Meu sobrinho que agora tem 5 anos, adorava passar a tarde lá conversando com ela, ouvindo as suas histórias...
Ele vinha todo faceiro depois contando tudo o que ouviu.
Por isso que não tem como aceitar estas violencias, porque as pessoas mais velhas são tão queridas, tão doces, e o que nos pedem é só um pouco de carinho, um pouco de atenção...
Se eu pudesse cuidar dos meus avós pra sempre eu o faria sem pensar duas vezes.

Vou colocar um texto que estava lendo agora pela manhã, e nele o escritor fala o que pode ocasionar atitudes como estas violências, mas vamos ser bem sinceros né, nada justifica nenhum tipo de violência, ainda mais contra idosos que não fazem mal a ninguém!




MAUS TRATOS CONTRA IDOSOS
por Márcio Borges
Aposto que muitos cuidadores e familiares estão se perguntando como alguém pode praticar atos que possam resultar em maus tratos para com os idosos! Infelizmente, maus tratos em idosos podem ser mais comuns do que se possa imaginar. E o que é mais dramático: os principais causadores dos maus tratos estão dentro de casa, das instituições asilares ou dos hospitais!Maus tratos é todo ato, único ou repetitivo, ou até omissão velada, que pode acontecer com a pessoa idosa, onde ocorre dano ou incômodo.Atualmente, uma das formas mais comuns é o abuso financeiro ao idoso. Explico: é exploração imprópria e ilegal ou uso não consentido de seus recursos financeiros. È o uso ilegal e indevido, apropriação indébita da propriedade e dos bens financeiros, falsificação de documentos jurídicos, negação do direito de acesso e controle dos bens, administração indevida do cartão do segurado do INSS. Um fato muito comum é o empréstimo por consignação que é descontado do benefício do INSS. Muitos avôs e avós são obrigados a fazer empréstimos vultuosos, para seus netos e filhos, comprometendo bastante o orçamento familiar.O abuso psicológico, a violência psicológica e a violência física são os retratos mais tristes e inaceitáveis de maus tratos na terceira idade. O mais aterrador é que o principal agressor é, na maioria das vezes, um familiar! Mandar calar a boca, gritar e ameaçar são alguns dos exemplos de violência psicológica. Já a violência física pode ser expressada tanto pela agressão propriamente dita, como pelo abuso sexual ou pela violência do marido, também idoso.O descuido (do verbo descuidar: deixar de cuidar) e a negligência também são formas de maltratar os idosos. É a falta ou o esquecimento em providenciar os cuidados vitais ao idoso dependente, tais como a alimentação, os medicamentos, a higiene, a mordia e a proteção econômica devida. Também envolve situações em que não se permita que outras pessoas providenciem os cuidados devidos aos idosos dependentes.

Onde pode ocorrer os maus tratos?
• Na casa do próprio idoso
• Na casa do cuidador
• Na comunidade em que reside
• Nas instituições de longa permanência
• Nos hospitais

Muitas vezes pode acontecer por um gesto impensado, mas também há casos de de ações premeditadas de agredir sistematicamente o idoso.

Algumas outras causas, dentro de casa, que podem gerar os maus tratos:
• Relação desgastada na família
• Cansaço excessivo do cuidador
• incapacidade do cuidador de oferecer cuidado adequado


Nas instituições de longa permanência, os maus tratos ocorrem quando há uma administração deficiente, com capacitação inadequada do pessoal, supervisão de enfermagem deficiente, número insuficiente de pessoal e ILPI isolada, sem participar da associação de classe.

Para o nosso familiar e cuidador que está lendo estas dicas, oferecemos algumas dicas para ajudar a evitar que isto aconteça em sua casa:
• Em primeiro lugar, reconhecer que o idoso dependente também é cidadão e tem assegurados todos os seus direitos pelo Estatuto do Idoso.
• Entender que maus tratos existem!
• Aprender a buscar ajudar para melhorar o cuidado, dividindo-o com outras pessoas.
• Sempre refletir diariamente sobre seus atos ao cuidar do idoso dependente, procurando alguma falha que esteja ocorrendo, e que no futuro, pssa evoluir para uma situação de maus tratos.
• Denunciar maus tratos, seja em casa ou na comunidade.
• Procurar as redes de apoio existentes em sua cidade ou estado, tipo conselhos municipais de idosos, ouvidoria do município, delegacia ou promotoria.
Paz, Luz e muito amor no coração destas pessoas que não compreendem o quanto é maravilhoso desfrutar da companhia dos nossos lindos velhinhos!
P.s: As duas primeiras fotos do início do post é o meu amado vozinho, lindo né?

Tags: , , , , | 0 comentários

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

ઇઉ Meus Anandos Seguidores! ઇઉ

.

.