1. //Tag script para receber código JS 2. Que noite! | ✿ઇઉ ♥Lidi e suas neuras!!!!!!!♥ ઇઉ ✿

It´s time to set my free!

Que noite!

21 de maio de 2009 | ✿Lidi Dimbarre Tullio ஜீ















Bom dia meus pupilinhos,


Hoje eu estou moída! Meus sobrinhos decidiram posar lá em casa e o Paulo Henrique de 5 anos só dorme comigo quando fica lá. Mas ele é tão espaçoso,tão espaçoso que hoje até caí da cama mais cedo "literalmente".


Tô sentindo como se um trator tivesse passado por cima de mim kkkk, acho que nem quando saio me divertir fico tão cansada assim!
Mas tudo bem, apesar dos pontapés na cara, de não ter espaço para que eu pudesse dormir ali, até assim me sinto feliz, por ter aquele anjinho perto de mim.
Ser mãe, ser tia é o melhor presente que uma mulher pode ter, você ir acompanhando o desenvolvimento deles, ensinando-os o caminho do bem e da verdade, é muito gratificante olhar para eles agora e ver que valeu a pena as noites mal dormidas. E por falar em noites mal dormidas como todo mundo já sabe , quando isso acontece o dia seguinte muitas vezes é desastrante. No meu caso a noite foi um pouco turbulenta por causa do meu sobrinho que devia estar sonhando que jogava futebol, e cada chute que ele dava na "bola" era a minha cabeça que ele acertava kkkk, mas com muitas pessoas isso não ocorre só nestes casos, mas quase diariamente.
E isso é mais frequênte do que imaginamos, e as consequências não vão só á um dia ruim, por muitas vezes uma noite mal dormida pode acarretar muitos acidentes no trânsito, trabalhos mal feitos no trabalho, irritabilidade desnecessária com os demais.

Sonolência, cansaço, falta de energia durante o dia e nervos à flor da pele. Essas são algumas das conseqüências causadas por noites mal dormidas , uma realidade que afeta muitos brasileiros, por uma razão ou por outra.
A Sociedade Brasileira do Sono avaliou cerca de 43 mil pessoas das principais capitais do país e revelou que mais da metade da população (53,9%) não tem um sono restaurador. E 43% apresenta sinais de cansaço no decorrer do dia. A insônia e a apnéia são os principais distúrbios que tiram literalmente o sono dos brasileiros.

O Instituto do Sono, instituição ligada à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), realizou um levantamento epidemiológico semelhante, denominado Episonos, em 2007, com 1.056 pessoas entre 20 e 80 anos na capital paulista e descobriu que 39,9% da população sofre de insônia e 32,9% tem apnéia.
"A insônia é caracterizada como um sintoma e não uma doença, já que pode estar relacionada a outros fatores na maioria dos casos psicológicos. A sonolência excessiva diurna também pode ser um indício da própria apnéia", observa o Prof. Tomomi Harashima, coordenador do Centro de Apnéia Obstrutiva do Sono do Centro de Estudos Treinamento e Aperfeiçoamento em Odontologia. (Cetao).
A apnéia ocorre quando, no meio da noite, acontecem engasgos e paradas respiratórias, que levam à queda de oxigênio no sangue, fazendo com que o indivíduo acorde diversas vezes. Como conseqüência dessas paradas respiratórias - que duram mais de 10 segundos -, o sono passa a não ser restaurador e fica interrompido, fazendo com que o indivíduo apresente sonolência no dia seguinte.
Ronco em alerta
Entre os principais fatores que predispõem alguém a ter a apnéia estão o sexo, a obesidade e a constituição crânio-facial. Sua prevalência, tanto no Brasil como no exterior, é de mais de 6% da população de indivíduos adultos principalmente do sexo masculino. Ela é de quatro a cinco vezes mais comum nos homens, do que nas mulheres.
Hoje, a apnéia é considerada a principal causa de sonolência durante o dia, sendo também responsável por um número considerável de acidentes automotivos. Um dos caminhos para se chegar ao diagnóstico da apnéia é o ronco.
"O ronco sozinho é considerado um distúrbio menor, o maior problema associado é a apnéia. Todos que têm apnéia roncam, mas nem todos que roncam têm apnéia. Se alguém observar que a pessoa tem episódios de paradas respiratórias ou se ela própria queixar-se de sonolência, este pode ser um indicativo da apnéia. Nesses casos, é melhor procurar um especialista", recomenda o Prof. Tomomi Harashima.
Olhos abertos
A longo prazo, todos os que apresentam distúrbios de sono apresentarão também reflexos da privação de um sono restaurador. É possível notar alguns sintomas ou problemas decorrentes das noites mal dormidas, sejam eles insônia, apnéia ou outro.
Pesquisadores da Universidade de Chicago descobriram que manter os olhos abertos durante a noite está fortemente ligado ao surgimento de diabetes tipo 2. Isso porque, quando os indivíduos acordam no momento em que estão prestes a entrar em sono profundo, o corpo torna-se incapaz de reconhecer sinais normais de insulina, ocasionando aumento nos níveis de açúcar do sangue.
"Quem sofre de apnéia deve se preocupar ainda mais. Há evidências de que a privação do sono promove efeitos indesejáveis ao coração e compromete o endotélio - camada mais interna das artérias. Isso contribui para diminuir a capacidade de dilatação das artérias, facilitando a ocorrência de pressão alta e de outras doenças coronarianas", alerta o coordenador do Centro de Apnéia Obstrutiva do Sono do Cetao.
O sono é um período de relativo repouso para o sistema cardiovascular. Em média, há uma queda da pressão e da freqüência cardíaca de 10% em relação ao período de vigília. E é importante não apenas para estar bem no dia seguinte, mas também para a integridade do sistema cardiovascular.
"Hoje, já existe um consenso entre os profissionais de Saúde que tratar a apnéia obstrutiva do sono reduz a progressão da arteriosclerose, o que pode contribuir para a diminuição do risco de ataques cardíacos e derrames cerebrais", diz o Prof. Tomomi Harashima.
Tratamento
"O tratamento da apnéia abrange mudanças de comportamento por parte do paciente: deixar de beber, fumar e emagrecer. De acordo com cada caso, podemos indicar tratamentos conservadores, como o uso de aparelhos intra-orais, CPAP, medicamentos adequados e, em outros casos uma indicação cirúrgica", explica Harashima.
No Centro de Apnéia Obstrutiva do Sono do Cetao, "firmamos uma parceria com uma grande instituição de saúde para que o paciente seja atendido ao mesmo tempo por dentistas e otorrinolaringologistas. A duração média do tratamento que realizamos é de 4 meses, com resultados positivos de cura e de remissão da apnéia", destaca o Prof. Tomomi Harashima.

Fonte: BrPress
Paz, Luz e que suas noites sejam sempre repletas de bons sonhos e um sono de qualidade!

Tags: | 0 comentários

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin

ઇઉ Meus Anandos Seguidores! ઇઉ

.

.